É muito comum, no processo de contratação de um seguro, as pessoas confundirem o que é seguradora e qual o papel do corretor de seguros.
São empresas e/ou profissionais que trabalham juntos, no entanto, possuem características e responsabilidades distintas.
Afinal, o que é uma seguradora?
As seguradoras são empresas que atuam com autorização da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) emitindo apólices de seguro e, em caso de sinistro, devem indenizar o segurado (a) de acordo com todos os termos previstos na apólice.
Os bens segurados podem ser tanto materiais quanto imateriais.
Nesse sentido, a seguradora assume determinados riscos no lugar do cliente e, recebe, para tanto, uma quantia prévia chamada de prêmio.
Ainda, realiza todas as etapas da contratação, desde análise do perfil e definição das melhores coberturas e serviços.
Caso a situação descrita na apólice ocorra, o que chamamos de sinistro, o segurado (a) pode ter que pagar uma franquia à seguradora para obter a indenização contratada. Essa condição precisa estar descrita na apólice de seguro, que é o documento que formaliza o contrato entre as duas partes.
E o corretor de seguros, o que é?
O corretor de seguros é responsável por intermediar as relações entre seguradora e segurado, seja pessoa física ou jurídica. Atua de forma indireta, avaliando o perfil do cliente, indicando os planos mais adequados e fazendo recomendações das melhores apólices e seguradoras.
Além de otimizar o processo de comercialização do produto, o corretor conhece a fundo os planos disponibilizados pelas seguradoras, estando apto para indicar os melhores seguros no mercado, esclarecer dúvidas sobre o serviço e zelar pelo interesse e a segurança financeira do cliente. Essa função está completamente relacionada à capacidade de analisar as apólices e entender quais vantagens ela oferece ao cliente.
Nesse sentido, o corretor presta uma consultoria completa para seus clientes, auxiliando na escolha da melhor seguradora, garantindo, assim, um atendimento eficaz e satisfação do segurado (a).
Ainda, é papel do corretor de seguros administrar o contrato de seguro durante toda a sua vigência.
Qual a principal diferença entre corretora de seguros e seguradora?
O corretor de seguros é responsável por assessorar tecnicamente os segurados (as), fornecendo orientações sobre as coberturas, produtos e indicando seguradoras que mais se adequam ao perfil e necessidade do cliente. No que se refere a seguradora, a mesma é a responsável direta pelos riscos garantidos pela apólice.
Dessa forma, enquanto uma corretora de seguros pode comercializar vários tipos de seguros, de várias seguradoras do mercado, indicando as condições mais vantajosas, a seguradora garante o risco contratado.
Por fim, qual o papel que o segurado ocupa nesse processo?
É o beneficiário da apólice.
Gostou? Acompanhe nossas publicações, estamos sempre trazendo muitas novidades!
Leia Também
Para nós, o ano de 2024 retrata ânimo, criatividade, entusiasmo, renovação, expansão, mudanças e dinamismo.
São novos começos e a Nova Égide Seguros propõe entrar nesse movimento, levando sempre conosco o foco em um consumo consciente.
leia mais