Seguro de Vida com cobertura DIT: Diária por Incapacidade Temporária
Diária por incapacidade temporária (DIT): o que é e como funciona?
Contratar um Seguro de Vida vai muito além de contratar coberturas que garantem uma indenização por falecimento. Hoje, um Seguro de Vida garante proteção não só para você, mas para seus beneficiários e dependentes.
Um dos benefícios que podem ser contratados através desse produto, é a Diária de Incapacidade Temporária, também conhecida como DIT.
Trata-se de uma das diversas coberturas que um Seguro de Vida pode contemplar. É uma cobertura garante o pagamento de diárias caso o segurado fique impossibilitado (a) de exercer sua profissão por causa de um acidente ou doença prevista no contrato, recebendo um valor para cada dia em que não puder trabalhar.
Dessa forma, é um benefício que garante ainda mais segurança e estabilidade financeira em caso de imprevisto, uma vez que, quando há perda de capacidade laboral, o segurado se priva de sua fonte de renda, já que não pode trabalhar.
A diária será paga enquanto o segurado estiver em tratamento sob orientação médica, até o limite contratado.
Como funciona?
Para esta cobertura, a incapacidade para o trabalho deve ser total, seja por uma situação em que uma pessoa não tenha condições físicas ou mentais para realizar suas atividades habituais.
Na incapacidade total, não há a possibilidade de realizar qualquer atividade de trabalho habitual. Ainda, deve ser uma incapacidade temporária e, por isso, é necessário que haja possibilidade de recuperação.
Sendo a incapacidade permanente, não é possível a utilização da Diária de Incapacidade Temporária (DIT). Nestes casos, o Seguro de Vida garante a indenização através de outro benefício, como a cobertura de invalidez.
No que se refere ao pagamento da diária, este é feito pela seguradora enquanto persistir a situação de incapacidade temporária. Assim que o segurado puder retornar ao trabalho, o pagamento é cessado automaticamente.
Quais são os eventos cobertos pela DIT?
De maneira geral, havendo a incapacidade temporária, a DIT será paga ao segurado, em decorrência de doença ou acidente pessoal coberto. Para isso, a situação deve ser comprovada por meio de laudos médicos especificando o tempo de recuperação e o tipo de doença.
Nesse sentido, é importante salientar que a incapacidade pode ser derivada de doenças relacionadas à execução das atividades de trabalho, como:
- Lesão por esforço repetitivo (LER);
- Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT);
- Lesão por trauma continuado ou contínuo (LTC);
Sendo assim, elas podem ou não estar incluídas na cobertura DIT, dependendo se o segurado optar por essas proteções ou não no momento da contratação do Seguro de Vida.
Por isso, é fundamental que você converse com o corretor para entender quais coberturas estão disponíveis no Seguro de Vida e selecionar as que apresentam uma proteção adequada ao seu estilo de vida e de trabalho.
Gostou? Entre em contato com um dos nossos consultores e solicite agora mesmo uma cotação.
Somos gente que gosta e cuida de gente.
Leia Também
É muito comum, no processo de contratação de um seguro, as pessoas confundirem o que é seguradora e qual o papel do corretor de seguros.
São empresas e/ou profissionais que trabalham juntos, no entanto, possuem características e responsabilidades distintas.
leia mais